Carreira

FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

Parceiros

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Estudantes /           Estágio de Verão
 

Pré-visualização

em psicologia seria hoje necessária? Para a primeira questão também pensamos encontrar argumento favorá- vel à nossa tese principal. Sim, é verdade que algumas escolas psicológicas não admitem o inconsciente como objeto de estudo, aliás, trata-se de um movimento que ultrapassa nossa ciência e invade o campo da epistemologia.5 Mas a psica- nálise não pode restringir seu campo à novidade de sua teoria, pois admitir o inconsciente não é de nenhum modo retirar a consciência de seu âmbito teórico. Afi nal, o inconsciente, ainda em Freud, só é dado a conhecer através de suas ma- nifestações na consciência, através dela. Por outro lado, se há entre os psicólogos não-analistas uma certa difi culdade em admitir a “existência” do inconsciente, para eles, temos em um de seus últimos textos, de 1938, as seguintes palavras de Freud (1987d [1938], p. 184):

                    A formação psicanalítica oferecida pelas Sociedades de Psicanálise componentes da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) segue os padrões mínimos recomendados pela Associação Psicanalitica Internacional (IPA), fundada por Freud. No Brasil, entre Sociedades de Psicanalise e os chamados Grupos de Estudos (que são o passo inicial antes de se tornarem Sociedades), temos 15 Instituições Psicanaliticas.

Essa formação é sempre realizada em um Instituto de Psicanálise ligado a uma Federada filiada à IPA. É oferecida a médicos e psicólogos graduados e registrados em seus respectivos Conselhos Regionais (CRP e CRM).

Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano poderão ser aceitos em alguns Institutos, desde que a Comissão de Ensino, ou órgão equivalente, aceite o Curriculum Vitae do pretendente à seleção.

Os pretendentes à formação passam por um processo de seleção que fica a critério de cada Instituto.

Uma vez selecionado, o candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:

  • análise pessoal de alta freqüência (3 a 5 sessões semanais) com analista qualificado para essa função; a determinação da frequência mínima é atribuição de cada Instituto;

  • supervisão de no mínimo dois casos em tratamento, realizada com supervisor qualificado para essa função;

  • seminários teóricos sobre a obra de Freud e outros autores tais como Melanie Klein, Wilfred Bion, D.Winniccott, entre outros, incluindo também estudo de temas específicos;

  • seminários clínicos;

  • seminários eletivos sobre autores ou temas ligados à Psicanalise.

O tempo de formação varia entre 5a10 anos, dependendo do programa de cada Instituto e do tempo que cada candidato leva para cumprir o programa.

Detetive Privado
 Detetive Particular, trabalhamos pelo interesse e tranqüilidade de nossos clientes. Nossos Detetives atuam em investigações conjugais, investigações empresariais, flagrantes de adultério, investigação de adolescentes, filmagens ocultas com micro câmeras, ficha de antecedentes criminais e comerciais, dossiês de vida pregressa entre outros tipos de investigação. 
Centro de Estudos de Psicanalise Clinica do Brasil.
 O curso de Formação em Psicanálise pretende desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação clínica nas diversas práticas sociais. Baseados na teoria freudiana e nas diversas leituras dos principais autores psicanalíticos, e com uma pedagogia que estimule o debate e sustente as diferenças, buscaremos criar condições para que cada participante se aproprie do saber psicanalítico de maneira singular.

Academia Brasileira de Psicopedagogia e Psicanálise 

CNPJ.:21.773.818/0001-17

  • Facebook Clean
  • Google+ Clean